top of page

#PETCompartilha: Exercício físico em jejum: é a melhor opção?

  • Foto do escritor: PET NUTRIÇÃO UFV
    PET NUTRIÇÃO UFV
  • 19 de dez. de 2018
  • 1 min de leitura


Muitas pessoas na tentativa de emagrecer, sem orientação profissional, modificam sua alimentação de forma incorreta. Essa prática pode causar prejuízos no desempenho físico e na saúde, pois a perda de peso por desidratação ou perda de massa muscular, não são convenientes. O emagrecimento real e saudável é aquele que há perda de gordura corporal, por meio do balanço energético adequado entre a ingestão de calorias e a realização de atividades físicas.


Não existem comprovações científicas de que realizar exercício físico em jejum ajuda na diminuição da gordura corporal. A alegação de redução de peso dada por algumas pessoas que realizam o jejum antes da prática de exercícios físicos, pode ser explicada pela perda de massa magra. Isso porque na carência de carboidratos disponíveis para produzir energia durante o exercício, as proteínas passam a ser utilizadas como fonte energética, ou seja, esta redução de peso não necessariamente significa perda de gordura corporal.


Destaca–se então que a prática de atividades físicas em jejum pode ser maléfica à saúde, pois em alguns casos o indivíduo apresenta quadros de tonturas, diminuição da energia para o exercício e sente fome durante e após a atividade, na tentativa do organismo de compensar a falta do alimento.



Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. 137p. Brasília : Ministério da Saúde, 2016.


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page