#PETCompartilha: Você conhece o Blueberry?
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 17 de out. de 2018
- 2 min de leitura

O blueberry ou mirtilo é uma fruta de cor roxa-azulada nativa da América do Norte, consumida in natura ou em sucos, diferente do gojiberry, que é vermelha e vendida no Brasil na sua forma desidratada.
O blueberry possui abundância de polifenóis, compostos bioativos que podem trazer diversas ações biológicas benéficas no organismo. Alguns estudos comprovaram diferentes resultados do seu consumo. Um deles foi realizado com 21 homens entre 18 e 40 anos, e foi identificado que o consumo de 100 a 240 g da fruta (equivalente a 319-766 mg de polifenóis) auxilia na circulação sanguínea e na função das células endoteliais, que recobrem a face interna dos vasos. Outro foi realizado com 9 idosos com alguma disfunção na memória, tomando diariamente de 6 ml/kg a 9 ml/kg de suco de blueberry por um período de 3 meses, melhorou a memória e ainda diminuiu sintomas depressivos. Um estudo duplo-cego controlado por placebo, efetuado com 32 pessoas adultas, obesas, sem diabetes e resistentes à insulina, evidenciou que o uso de suplementos de compostos bioativos extraídos da fruta aumentou a sensibilidade à insulina ao longo de 6 semanas.
Esses resultados foram feitos a partir do seu uso a curto prazo, não conhecendo a fundo seus outros benefícios quando utilizado por mais tempo. Apesar de seus pontos positivos comprovados para a saúde, blueberry é uma fruta de alto custo e não tão usual na cultura brasileira. Em contrapartida, outras frutas presentes no nosso dia a dia, como morango, uva, jabuticaba, amora e açaí também possuem os compostos antocianinas e polifenóis do blueberry.
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. 81 p. Brasília : Ministério da Saúde, 2016.
Comments