Série: Temperos #PETCompartilha
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 31 de out. de 2018
- 1 min de leitura

A cúrcuma ou açafrão é um tempero amarelo vibrante, derivado de rizomas, que tem suas origens no sudeste asiático, sendo muito utilizada em tratamentos anti-inflamatórios, principalmente na medicina ayurvédica, que é uma prática tradicional da Índia.
Seu principal agente ativo é a curcumina, que é um pigmento o qual é relacionado às atividades farmacológicas como propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e possui características terapêuticas em doenças como inflamações e certos tipos de câncer.
A curcumina apresentou-se bastante segura em todos os ensaios clínicos publicados, mesmo em doses elevadas de até 8g por dia. O que mais tem chamado atenção nas pesquisas é a grande ação anti-inflamatória da curcumina, sendo usada e testada em condições como inflamação pós-operatória, artrite, uveíte, síndrome do intestino irritável, pancreatite e outros. A maior parte desses estudos têm resultados positivos, comprovando seu valor terapêutico acerca das inflamações.
Pensando na sua utilização prática aplicada ao dia a dia dos nossos leitores, o PET traz algumas indicações de uso do tempero:
Com o que combina: forte e picante, a cúrcuma intensifica o sabor das carnes (carne vermelha, frango, peixes), molhos, diferentes tipos de arroz, sopas, legumes e verduras cozidos.
Com o que não combina: doces em geral. Receitas de sabor leve, é indicado apenas uma pitada.
ARAUJO, C. A. C.; LEON, L. L. Biological activities of Curcuma longa L. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 96, n. 5, p. 723-728, 2001.
BIZ, Manuela. Açafrão da terra (cúrcuma): benefícios e como usar no dia a dia. Disponível em: (https://saude.abril.com.br/alimentacao/acafrao-da-terra-curcuma-beneficios-e-como-usar-no-dia-a-dia/) Acesso em 21/10/18.
[P1]Padrão a ser seguido em todos os temperos. (copiar a frase)
Comments