#PETCompartilha: O chocolate
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 3 de out. de 2018
- 1 min de leitura

O chocolate, um alimento feito a partir do cacau, possui em sua constituição principalmente o açúcar refinado, o pó e a manteiga de cacau, sendo os dois últimos obtidos a partir da semente do fruto. A grande quantidade de gordura saturada e monoinsaturada presente no produto são advindas da manteiga de cacau e, além disso, alguns deles são acrescidos de óleos vegetais. Também é rico em antioxidantes, que são substâncias com a função de prevenir reações oxidativas, a formação de radicais livres e confere proteção contra danos ao DNA das células.
Pode-se ressaltar dois fatores referentes ao seu consumo: a quantidade e a qualidade. Os chocolates meio amargo e amargo possuem maior quantidade de cacau e menor quantidade de leite, gordura e açúcar, dando-lhes maiores concentrações de antioxidantes e menor quantidade de calorias. O chocolate ao leite possui muitas calorias, além de grandes quantidades de gordura e açúcar. Já o chocolate branco tem como base a manteiga de cacau, leite e açúcar, não apresenta cacau, assim, este tipo dispõe maior teor de gordura saturada, açúcar e calorias.
Vale salientar que o alto consumo de açúcares é desaconselhado, este não deve ultrapassar 10% da energia total diária. Assim, a ingestão de doces, como o chocolate, deve ser eventuais, em pequenas quantidades, balanceando com o consumo de outros alimentos.
コメント