#PETCompartilha: Dieta livre no fim de semana
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 12 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Todos os alimentos, quando consumidos em excesso, estão relacionados a um alto consumo de calorias, assim, aumentam o risco de aumento de peso e implicações prejudiciais para a saúde.
Existem provas reais que, devido à composição de alimentos, a ingestão de pratos com altas quantidades de sal, açúcar e gordura, além dos ultraprocessados, geram prejuízos para a saúde. O consumo exacerbado destes podem substituir comidas saudáveis promovendo um balanço energético positivo e inadequação da alimentação. Por gerar danos à saúde o consumo destes deve ser evitado.
Assim, indica-se também reduzir o consumo de alimentos processados, ingerindo pequenas quantidades, como componentes de pratos culinários e, preferencialmente, juto à alimentos in natura ou minimamente processados.
É importante salientar que alimentos desequilibrados e o consumo excessivo durante um dia da semana, são geradas alterações metabólicas, que podem anular ou prejudicar os benefícios advindos de uma alimentação balanceada. No entanto, deve-se realizar mais estudos sobre alterações metabólicas.
Recomenda-se que, as refeições planejadas, principalmente nos finais de semana, resgate as tradições alimentares. Assim, essas refeições contemplariam o maior consumo de pratos culinários, preparados com alimentos in natura e minimamente processados, promovendo a saúde de uma forma global.
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. 164 p. Brasília : Ministério da Saúde, 2016.
Comments