#PETCompartilha: Chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 5 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Os chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto são derivados do processamento (grau de fermentação) da Camellia sinensis, uma árvore asiática de pequeno porte, que apresenta diversos compostos bioativos com propriedades antioxidantes, termogênicas, anti-inflamatórias, antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes e anticancerígenas, que auxiliam no tratamento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Sendo que esses bons efeitos dependem de fatores como, quantidade e biodisponibilidade do chá.
O chá verde possui efeito termogênico, o que aumenta a oxidação lipídica e o gasto energético em humanos em cerca de 4%, no entanto, ainda não se sabe qual a dose necessária para alcançar esse efeito. Os compostos que regulam enzimas relacionadas ao metabolismo de lipídios são os polifenóis, estes ajudam na redução da absorção intestinal de gorduras e carboidratos. Também é relatado a presença de adipocinas, por exemplo sinalizadores para o controle de saciedade, como a leptina.
Esses chás associados à uma alimentação balanceada, além da prática de exercício físico regular promovem um emagrecimento saudável e sustentável, considerando também determinantes de cada indivíduo.
Evidencia-se que ainda não há unanimidade quanto à quantidade a ser ingerida e a forma de ingestão ideal do chá verde, no entanto, alguns estudos indicam que o faça entre as refeições, assim, não interferirá na biodisponibilidade de micronutrientes que são obtidos no almoço e jantar.
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. 164 p. Brasília : Ministério da Saúde, 2016.
Comentarios