Cenoura e Beterraba, consumo em indivíduos diabéticos.
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 29 de ago. de 2018
- 1 min de leitura

Ricas em vitaminas, minerais e fibras, a cenoura e beterraba devem sempre existir na alimentação das pessoas com e sem diabetes. Não há comprovação científica para que não haja a ingestão destes alimentos e outros tubérculos, ou frutas e hortaliças de sabor adocicado por pessoas diabéticas.
A quantidade de carboidratos presentes na cenoura e na beterraba são semelhantes a outros vegetais como o feijão, a abobrinha, pimentão e quiabo e, possuem menor teor em comparação à abóbora, à batata, ao pão,ao arroz, entre outros. Todas as pessoas devem evitar ingerir alimentos excessivamente. A ingestão desses tubérculos deve ser feita de acordo com sua porções (duas colheres de sopa, caso sejam cozidos e duas colheres e meia de sopa para os alimentos crus), pois assim, estes não são capazes de alterar a glicemia, graças as suas quantidades significativas de fibras, que desaceleram a absorção da glicose.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. 164 p. Brasília : Ministério da Saúde, 2016.
Comentários