top of page

#PETCompartilha: Tipos de água mineral

  • Foto do escritor: PET NUTRIÇÃO UFV
    PET NUTRIÇÃO UFV
  • 22 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura


"A água mineral envasada pode ser classificada em:

  1. Água mineral natural: Caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, mas com flutuações decorrentes das fontes naturais.

  2. Água natural: Possui níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para os elementos da água mineral natural.

  3. Água adicionada de sais: Contém um ou mais compostos adicionados previstos na legislação, mas não contém açúcares, adoçantes, aromas ou outros ingredientes.

  4. Água mineral com gás: Água envasada adicionada de gás carbônico(dióxido de carbono); também conhecida como água gaseificada artificialmente" (Ministério da saúde, 2016).

A água é isenta de calorias e aditivos químicos e, por tanto, mesmo ela sendo gaseificada, não deve ser confundida com refrigerantes de baixa caloria, pois este último não é uma boa fonte de hidratação, diferentemente de qualquer classificação da água. Um fator importante para ser observado nas embalagens de água mineral é o valor do sódio. A legislação afirma que água mineral ou natural com valor acima de 200 mg/L de sódio deve apresentar em seu rótulo o alerta “contém sódio”.

Vários tipos de bicarbonato podem ser acrescentados em águas adicionadas de sais, no caso do bicarbonato de sódio esse não deve ultrapassar 60 mg/100 mL. É obrigatório que todas as marcas de água mineral identifiquem em seus rótulos informações como o nome e local da fonte, composição química de, no mínimo, oito elementos predominantes, além de ser necessária a aprovação do Departamento Nacional de Produção Mineral a fim de garantir a da seguridade das informações.


As fontes de água apresentam normalmente concentrações diferentes de elementos químicos, com isso o conteúdo de sódio e de bicarbonato podem variar e consequentemente lavar a alterações no sabor. A água mineral é somente um dos alimentos que contêm sódio, devendo-se atentar especialmente para os produtos com grande concentração do mineral. O controle do consumo de sódio na alimentação cotidiana é indispensável. Por isso é importante evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e limitar o sal em preparações, diminuindo a dição de temperos e condimentos industrializados. Além disso, o consumidor deve sempre ler as informações do rótulo dos produtos, assim como o da água mineral, para fazer a melhor escolha. Tal cuidado é ainda mais importante para pessoas que necessitam de uma restrição de sódio.


Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. 164 p. Brasília : Ministério da Saúde, 2016.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page