26/04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 26 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição na qual o indivíduo tem a pressão arterial igual ou maior que 140 por 90, o que pode acontecer devido a contração dos vasos sanguíneos. Alguns fatores como consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, fumo, estresse, consumo de grande quantidade de sal, altos níveis de colesterol e falta de atividade física, contribuem para aumento excessivo da pressão arterial. Os grupos de risco para hipertensão incluem indivíduos de pele negra, homens com até 50 anos e mulheres com mais de 50 anos e diabéticos.
O aumento da pressão arterial faz com que a velocidade que o sangue percorre os vasos aumente, podendo machucar sua camada interna, com isso, os mesmos se tornam endurecidos e estreitos, ocasionando um possível entupimento ou rompimento com o passar dos anos. Essas consequências podem se manifestar tanto nos vasos do coração, como dos rins e do cérebro, principalmente. O entupimento de um vaso do coração pode causar, o que chamamos de infarto e um Acidente Vascular Cerebral (AVC), se o rompimento de um vaso sanguíneo for no cérebro. Nos rins pode haver modificações na filtração até a paralisação dos órgãos.
A hipertensão é uma doença que pode atingir a todos. Ela é muito corriqueira e atinge 1 em cada 4 pessoas adultas, ocorrendo em mais metade das pessoas após os 60 anos e, pelo menos, 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A "pressão alta" é causadora de 80% dos derrames, 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Estas graves consequências podem ser evitadas, desde que os hipertensos façam o tratamento adequado do controle da pressão, com o acompanhamento de médicos e nutricionistas.
Formas para combater a hipertensão
Pratique atividades físicas;
Faça medições de pressão pelo menos uma vez por ano, ou conforme orientação médica;
Tenha uma alimentação saudável: sem frituras, pouco sal e grande consumo de frutas, legumes e verduras;
Evite ingerir álcool;
Não fume;
Evite o estresse, tenha tempo para seu lazer;
Siga as orientações de seu médico ou profissional de saúde.
FONTE:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/52hipertensao.html
http://www.sbh.org.br/geral/hipertensao.asp
Comments