#PETCompartilha: Glúten faz mal?
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 18 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

O glúten é uma substância que confere elasticidade, aderência e insolubilidade em água, formada pelas proteínas gliadina e glutenina em combinação com outras macromoléculas, estando presente no trigo, no centeio e na cevada. As principais fontes alimentares são aquelas que possuem esses ingredientes em sua composição, como macarrão, pão, biscoitos, e também em cervejas e outras bebidas como o uísque. O glúten também pode estar presente na aveia, quando ocorre contaminação cruzada durante o cultivo e/ou processamento, mas não é natural da sua composição.
Algumas pessoas apresentam sensibilidade ao glúten ou podem apresentar uma doença autoimune denominada Doença Celíaca, não podendo ingerir alimentos que contém a substância. Até então, a dieta sem glúten é indicada apenas para estes indivíduos, que devem buscar como alternativas alimentos como farinhas de arroz, de inhame, fubá, amido de milho e outros substitutos da farinha de trigo.
Não existem justificativas científicas para a retirada do glúten da alimentação de indivíduos saudáveis, uma vez que as fontes alimentares que contém o glúten fornecem vitaminas e minerais importantes para o funcionamento adequado do corpo humano, como as vitaminas do complexo B, ácido fólico, ferro, zinco, fósforo e cálcio. Além disso, a retirada dessas substâncias possivelmente leva ao aumento da ingestão de gorduras, podendo também, caso a exclusão do glúten ocorra por um longo período, acarretar no desenvolvimento de intolerância.
A exclusão do glúten pode levar à redução de peso, entretanto isto não ocorre devido à retirada da substância em si, mas devido ao fato de que suas principais fontes alimentares advêm dos carboidratos, principais macronutrientes consumidos na dieta.
Ressaltamos que o acompanhamento de um profissional da saúde, principalmente do nutricionista, é fundamental para qualquer mudança alimentar, que deve ocorrer com sucesso e saúde.
FONTE: Ministério da Saúde. Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição, Brasília-DF, 2016.
Comments