#PETCompartilha : Jantar x Lanche
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 20 de set. de 2017
- 2 min de leitura

O consumo elevado de calorias associado ao baixo gasto de energia no decorrer do dia, incluindo o período da noite, está intimamente ligado ao ganho de peso. Muitas dúvidas surgem à este respeito, o que é errôneo, uma vez que o fator determinante para o aumento da massa corporal será a escolha correta dos alimentos a serem consumidos no momento da refeição, e não do período do dia.
Muitas vezes escutamos, ou até mesmo vemos algumas pessoas substituindo grandes refeições - como o almoço e o jantar - por algum lanche, alegando que assim irão reduzir seu peso. Todavia, tal ação é prejudicial à saúde, pois ao fazer essa troca deixamos de consumir alimentos importantes para o bom funcionamento de nosso organismo, como verduras, legumes, cereais e carnes magras. Além disso, em alguns casos o lanche é mais calórico do que a refeição tradicional equilibrada, apresentando teores elevados de sódio, gordura e açúcar. Existem estudos comprovando que a substituição do almoço e/ou jantar é encontrada mais frequentemente em indivíduos acima do peso, não auxiliando em nada no seu emagrecimento.
Para uma alimentação adequada e que auxiliará na perda de peso, é necessário a montagem de um prato de composição bastante diversificada e colorida, fazendo o uso de alimentos que contenham carboidratos (como arroz e macarrão); vitaminas e minerais ( como legumes e verduras) e proteínas (como carnes magras e feijão) . É preciso dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados, bem como evitar ingerir alimentos com grande quantidade de gordura (como é o caso das frituras). Para a sobremesa, é recomendado a ingestão de frutas, pois estas apresentam grande quantidade de fibras, vitaminas etc., nutrientes importantes para o bom funcionamento de nosso organismo.
Fonte:
Ministério da Saúde, Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição, Brasília-DF, 2016.
Comments