top of page

#PETCompartilha : Embutidos e câncer

  • Foto do escritor: PET NUTRIÇÃO UFV
    PET NUTRIÇÃO UFV
  • 12 de jul. de 2017
  • 1 min de leitura

Os produtos embutidos, como salame, presunto, salsicha, dentre outros, possui em sua composição nitrato de sódio, corantes e conservantes diversos. O nitrato tem a capacidade de interagir com resíduos da alimentação, como as aminas e amidas, formando um composto denominado nitrosaminas, ao longo do trato digestório. Por essa razão, os alimentos embutidos possuem um grande potencial cancerígeno, que pode ser intensificado por alguns fatores como má alimentação, sedentarismo, estresse, consumo exacerbado de álcool, entre outros.

Para retardar a transformação de nitrato em nitrosamina, é necessário incluir na refeição alimentos que possuam efeito antioxidante, como vitamina C, encontrada em frutas cítricas e em alguns vegetais. De qualquer forma, é recomendável que a ingestão de embutidos seja evitada, e que seja dada preferência a preparações caseiras, utilizando alimentos in natura e/ou minimamente processados.

Em alguns lugares no Brasil, tem-se a comercialização de produtos embutidos fabricados de forma caseira. Tais produtos são uma alternativa mais saudável, uma vez que não são adicionados de nitritos. Contudo, é importante ficar atento quanto à quantidade de gordura e sal que são acrescentados em sua preparação, a fim de que não cause dano à saúde.


Ministério da Saúde, Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição, Brasília-DF, 2016.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page