top of page

#PETCompartilha : Alimentos Termogênicos

  • Foto do escritor: PET NUTRIÇÃO UFV
    PET NUTRIÇÃO UFV
  • 23 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura




Alimentos capazes de acelerar o metabolismo, por meio de estímulos que favorecem os mecanismos de controle que independem da vontade do indivíduo, como por exemplo, aumento dos batimentos cardíacos, são chamados de termogênicos. Café, chás, algumas frutas e verduras, especiarias e ervas, incluindo alecrim, pimentão, aipo, hortelã, soja, pimenta, brócolis, chá verde, canela e gengibre têm em sua composição substâncias chamadas de fitoquímicos, que os conferem o efeito termogênico.

Apesar dos efeitos de alguns fitoquímicos já serem comprovados, novos estudos são necessários para esclarecer a quantidade dos alimentos que se deve consumir para garantir que esses compostos exerçam essas funções. Ressalta-se também que há diferenças entre o consumo do alimento e a administração isolada do fitoquímico, sendo este último a base da maioria dos estudos.

Dos alimentos ditos com efeito termogênico, sabe-se que o gengibre apresenta alguns componentes que poderiam ocasionar aumento da termogênese, entretanto, esse efeito não foi comprovado em seres humanos. Há estudos que relatam o efeito termogênico da canela, porém poucos comprovam esta informação.

Em relação à cafeína, pesquisas indicam haver efeito termogênico quando consumida uma dose de 600mg, que corresponde a cerca de cinco xícaras de chá de café. Porém, o consumo excessivo de cafeína está relacionado a resultados prejudiciais à saúde, como distúrbios no sono, dores de cabeça, hiperatividade, além de que, indivíduos com gastrite ou úlceras gastrintestinais devem evitar o consumo de café, uma vez que a bebida pode ocasionar irritação da mucosa, agravando os sintomas da doença.

Estudos sobre o chá verde apontam que ele possui efeito termogênico, contudo, a quantidade necessária para se obter esse efeito ainda não pôde ser estabelecida exatamente, sendo os resultados encontrados variáveis. No que diz respeito a perda de peso, os estudos ainda são muito controversos, não apontando para diminuições significativas no peso.

Mesmo com poucos resultados concretos acerca da possível ação termogênica de ervas e especiarias como alecrim, hortelã, pimenta, gengibre, canela, alho, cebola, salsinha, cebolinha e outros temperos naturais, esses alimentos são muito úteis no preparo de refeições, já que contribuem para o sabor diminuindo e algumas vezes até eliminando a necessidade de adição de sal.

O café e os chás, por sua vez, fazem parte do hábito alimentar do brasileiro e se configuram em opções de líquidos para complementar a ingestão diária, podendo contribuir para uma alimentação saudável desde que a adição de açúcar seja mínima ou inexistente, e de serem consumidos considerando as questões já citadas.


Fonte: Ministério da Saúde, Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição, Brasília-DF, 2016.


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page