top of page

#PETCompartilha: O consumo de ovo aumenta os níveis de colesterol sanguíneo? Quais são seus benefíci

  • Foto do escritor: PET NUTRIÇÃO UFV
    PET NUTRIÇÃO UFV
  • 24 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

O consumo de ovo aumenta os níveis de colesterol sanguíneo? Quais são seus benefícios?

Anos atrás, o consumo de ovo era relacionado ao aumento do colesterol no sangue, prejudicando a saúde. Pesquisas recentes, entretanto, indicam que esta relação não procede. O ovo é rico em colesterol (gema), porém, a sua ingestão, uma vez ao dia, para a população em geral, inclusive pessoas dislipidêmicas (com distúrbio nos níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue), não aumenta os níveis séricos de colesterol e o risco cardiovascular, desde que seu consumo seja prioritariamente na forma cozida associado à redução do consumo de outros alimentos que também sejam ricos em colesterol (de origem animal) e a manutenção de um hábito de vida saudável.

O ovo é um alimento rico em nutrientes como as vitaminas A, D, E, B2, B9, B12 e colina; minerais e proteínas de alto valor biológico. A clara do ovo é rica em proteínas e a gema em lipídeos, vitaminas, minerais e compostos bioativos que melhoram os níveis de marcadores inflamatórios (substâncias relacionadas às alterações metabólicas e ao desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer) e os níveis plasmáticos de HDL-c, quando inseridos em uma alimentação saudável.


Fique Atento:

O colesterol é componente essencial na estrutura de membranas celulares, para a formação de hormônios esteroides, ácidos biliares e vitaminas lipossolúveis, portanto não deve ser excluído da dieta.

O consumo de colesterol proveniente da dieta tem influência limitada sobre o colesterol sérico, e o seu aumento depende de vários fatores, como genéticos, resposta individual, consumo de gorduras saturadas e trans, inatividade física e baixa ingestão de fibras alimentares. Ovos preparados fritos ou mexidos tem influência no aumento calórico e, dependendo do tipo de gordura, no aumento do consumo de gorduras saturadas e colesterol.

Fonte:

Ministério da Saúde, Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição, Brasília-DF, 2016.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page