#PETCompartilha - Abacate e as "gorduras boas"
- PET NUTRIÇÃO UFV
- 10 de mai. de 2017
- 1 min de leitura

O abacate é uma fruta comum no hábito alimentar brasileiro, e é um alimento que auxilia no metabolismo das gorduras no corpo humano, pois reduz os níveis de triglicerídeos, eleva o HDL (“colesterol bom”) e diminui o LDL (“colesterol ruim”), isso devido ao fato de ser rico em gorduras monoinsaturadas.
O fitoesterol é uma molécula, muito presente no abacate, que tem a estrutura similar à do colesterol, por isso inibe a sua absorção no intestino, o que explica o seu efeito hipocolesterolêmico (capacidade de reduzir os níveis de colesterol sanguíneos).
Além desses benefícios, essa fruta também contém outros nutrientes que trazem benefícios à saúde, como o potássio e a luteína, que contribuem para o controle da pressão arterial e do estresse oxidativo.
Alguns estudos têm sido realizados para verificar o efeito do óleo de abacate sobre o organismo, e apesar de ainda ser necessária maior investigação com a própria fruta e em seres humanos, já foram relatados resultados positivos através da suplementação deste óleo, dentre eles o controle do peso, redução de risco de diabetes e normalização dos níveis de colesterol sanguíneos.
O consumo de abacate é recomendado, preferencialmente na sua forma in natura ou em preparações culinárias. Sua safra ocorre entre os meses de abril e julho e de outubro a dezembro. Durante esse período o alimento tem menor custo e maior teor nutritivo.
Lembre-se de consultar um nutricionista para que o consumo dessa fruta seja realizado na quantidade correta e em equilíbrio com as suas necessidades!
Comments